A comunidade faz, o poder público desfaz

O principal problema encontrado por quem dispõe-se a rearborizar áreas públicas urbanas é a depredação e o furto das mudas. Mas temos percebido que, nos últimos anos, este problema tem diminuído de intensidade, talvez pelo fato de a mídia dar atenção crescente a temas ambientais.

Lamentavelmente, temos notado que surge, agora, outro problema: o descaso dos serviços de manutenção de áreas verdes (capina/roçada) do poder público. Já perdemos mais mudas em decorrência do anelamento efetuado pelas roçadeiras do que por depredação ou furto.

Desta forma, perdemos uma muda de Araucaria angustifolia, apresentada em nossa postagem de março de 2010. Este exemplar vinha desenvolvendo-se de forma vigorosa e já estava com 65cm de altura quando uma roçada descuidada acabou com mais esta muda de espécie hoje rara na cidade de São Paulo, e que não é utilizada nos plantios efetuados pela prefeitura municipal de São Paulo (PMSP).

Muda morta pelo serviço de capina da PMSP

Detalhe do anelamento sofrido pela muda

3 Respostas so far »

  1. 1

    Pinheiro do Parana said,

    Tenho uma pagina no facebook (Pinheiro do Paraná), onde plantamos um pinheiro para cada amigo adicionado, aqui em Curitiba e tenho o mesmo problema.

    • 2

      matasnativas said,

      Pois é, acabamos cancelando nosso projeto em São Paulo por causa disso. Não adianta investir em arborização urbana, na base do trabalho voluntário, se o poder público não consegue nem efetuar seu trabalho de rotina sem exterminar as nossas mudas, né!

  2. 3

    José Roberto said,

    Boa tarde

    Primeiro quero parabenizar a excelente iniciativa . Segundo , gostaria de saber onde posso conseguir uma muda de Araucária .

    Obrigado


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: