Recuperação das margens do Córrego Tremembé

Grandes cidades brasileiras como São Paulo são exemplos claros da falta de planejamento ambiental.  O desrespeito inclusive à legislação existente, como ao Código Florestal, que prevê que a vegetação ciliar dos cursos d’água deve ser preservada ou recuperada, invariavelmente leva a episódios trágicos como os que estamos vendo no Vale do Itajaí, em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro… Isto significa que o poder público terá que partir para políticas públicas consistentes de recuperação da qualidade ambiental nas megalópoles brasileiras. Enquanto este dia não chega, estamos testando algumas metodologias visando à sua utilização futura em grande escala.

Uma das nossas áreas experimentais fica às margens do Córrego Tremembé, na Zona Norte de São Paulo. Dentre as espécies utilizadas para a recuperação ambiental do local estão corticeira da serra (foto), pitangueira, angico, araucária, ipê amarelo e guapuruvu.

Caso o objetivo da recuperação de uma área degradada preveja sua utilização para fins turísticos, é recomendada a utilização de técnicas mais sofisticadas.

Corticeira

Plantamos esta corticeira-da-serra em setembro de 2008.

Em tempo: segundo dados do INPE, a Região Metropolitana de São Paulo foi a campeã dos desmatamentos entre as regiões metropolitanas brasileiras. De 2005 a 2008, foram suprimidos 437ha de vegetação.

8 Respostas so far »

  1. 1

    […] A primeira muda é a de uma corticeira-da-serra (Erythrina falcata), que já apresentamos na postagem de janeiro de 2009. […]

  2. 2

    carlos alberto leão said,

    Solicito informações nescessito mudas de corticeira do banhado

    grato

    • 3

      matasnativas said,

      Bom dia, Carlos Alberto!

      Podemos fornecer as mudas de corticeira do banhado. Para podermos fazer uma proposta comercial, necessitamos saber

      1) Para quando você necessita destas mudas;
      2) Quantidade;
      3) Porte;
      4) Local de entrega.

  3. 4

    Moro em Porto Alegre e quero parabenizar todas as pessoas envolvidas com esse trabalho.
    Meu Deus do Céu, todas as pessoas donas de terras deveriam plantar e replantar árvores nossas, nativas, é o melhor, o mais rico retorno que poderemos obter: ar puro, uma natureza linda para olhar, admirar ou rezar, agradecer e pedirmos para ter inteligência de como atuar da melhor forma possível para o nosso bem, do próximo, da fauna, flora e da nossa mãe terra. É também, porque não, retorno financeiro, madeira de super qualidade.
    Meu sonho é, logo, logo adquirir um sítio e povoar de plantas, as mais diversas nativas…..
    Tudo de bom para vocês e todos que entraram neste site!!!!!!!!!

    • 5

      matasnativas said,

      Olá, Marlice!

      Agradecemos pelo comentário e informamos que brevemente iniciaremos um novo projeto de restauração e turismo florestal na Serra Gaúcha!

  4. 6

    brstarship said,

    Olá! Eu estava procurando informações sobre a eugenia multicostata, quando me deparei com esta página de seu site, e vi que vc tem esta árvore, hoje com 2m de altura e 15 anos de idade (é isso mesmo?) Ele já produz frutos? A partir de que altura e idade ela iniciou a produção? Será que ela se adapta ao cultivo em vasos? Estou interessado em uma muda, daí as perguntas. Desde já, agradeço, e fico no aguardo. Cassio

    • 7

      matasnativas said,

      Olá, Cássio!

      A foto que está na postagem sobre Porto Alegre é de 2009, hoje esta muda deve estar com uns 3m de altura. Provavelmente ela ainda não deu frutos, mas teríamos que confirmar com as proprietárias da área. Do mesmo lote, proveniente da mesma árvore-mãe, também temos uma muda em Gramado e outra no Horto Florestal de São Paulo. Podemos dar detalhes da localização caso você queira visitá-las. O crescimento é lento mesmo, embora provavelmente possa ser apressado por adubação e regas regulares. Consta que a madeira é de ótima qualidade e isto geralmente implica em crescimento lento. Considerando suas características, você provavelmente poderia deixá-la em vaso por muitos anos antes de ter que plantá-la em local definitivo!

      • 8

        brstarship said,

        Agradeço pela rápida resposta! Se puder me dar detalhes da localização da muda no Horto Florestal de São Paulo, irei visitá-la com certeza. Desde já agradeço! Abraço, Cassio


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: